Uma parte importante do marketing de um negócio é a criação de personas.
O público-alvo é todo o público que se deseja alcançar com o negócio.
As personas são personificações de clientes ideais de um negócio. Também são chamadas buyer personas. Pode haver uma ou várias para um mesmo negócio.
São construídas com base em dados sobre clientes actuais do negócio.
Há várias maneiras de recolher dados sobre clientes para construir as personnas:
- analisar dados que a empresa já tenha sobre os clientes;
- se a empresa tiver redes sociais, analisar dados demográficos dos seguidores dos perfis nas redes sociais
- estatísticas sobre visitantes do website, recorrendo por exemplo ao Google Analytics, fornecem dados sobre os visitantes do website, por exemplo idade e género
- críticas e comentários online sobre a empresa, se existirem
- inquirir os clientes sobre a sua experiência: pode ser feito pessoalmente ou por e-mail, é aconselhável oferecer algo em troca da participação.
São úteis para:
- entender a perspectiva do cliente;
- ao criar materiais de marketing, segmentar e criar materiais diferentes, adaptados para diferentes personas
Exemplos:
Persona 1
Persona 2
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