03 julho, 2023

SEO Off-page

 Em posts anteriores falei sobre SEO que significa Search Engine Optimization, ou seja, optimização para motores de pesquisa, e SEO On-page.

Neste post vou falar especificamente sobre SEO Off-page. 

SEO Off-page é o que é feito fora do nosso site.


SEO Off-page inclui:


- Autoridade: a autoridade de um site é determinada com base em dois tipos de autoridade:

Autoridade do site: autoridade do domínio determina quão relevante é o domínio principal de um site 

Autoridade da página: cada página do site tem uma autoridade diferente


- Link building interno e externo:

interno: links de umas páginas para outras dentro do nosso site, ou seja, dentro do mesmo domínio

externo: links de outros sites para o nosso site

Links contribuem para que os motores de pesquisa consideram mais relevante, portanto é muito importante para ficar numa boa posição nos resultados dos motores de pesquisa.

Relativamente ao link building, para o Google, os factores mais importantes são:

- o texto-âncora do link,

- o contexto em que esse link aparece dentro do seu conteúdo,

- se o link é dofollow (passa autoridade) ou nofollow  (não passa autoridade).


- Sinais sociais: todo o tipo de interação nas redes sociais (partilhas do site para as redes sociais, gostos, comentários).

Para o algoritmo do Google, um conteúdo que é muito partilhado é, em princípio, mais relevante do que outros que não sejam partilhados nas redes sociais. 

Quanto maior for a interação, maior é a probabilidade de ficar bem posicionado nos resultados orgânicos de pesquisa.





É importante também ver a concorrência:

- Ver que links os concorrentes têm nos seus sites;

- ver que conteúdos partilhados por eles nas redes sociais recebem mais interações. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diferentes tipos de conteúdo para as redes sociais

Podem ser publicados nas redes sociais diferentes tipos de conteúdo: Entretenimento - para as pessoas se entreterem e divertirem. Pode inclu...