Em posts anteriores falei sobre SEO que significa Search Engine Optimization, ou seja, optimização para motores de pesquisa, e SEO On-page.
Neste post vou falar especificamente sobre SEO Off-page.
SEO Off-page é o que é feito fora do nosso site.
SEO Off-page inclui:
- Autoridade: a autoridade de um site é determinada com base em dois tipos de autoridade:
Autoridade do site: autoridade do domínio determina quão relevante é o domínio principal de um site
Autoridade da página: cada página do site tem uma autoridade diferente
- Link building interno e externo:
interno: links de umas páginas para outras dentro do nosso site, ou seja, dentro do mesmo domínio
externo: links de outros sites para o nosso site
Links contribuem para que os motores de pesquisa consideram mais relevante, portanto é muito importante para ficar numa boa posição nos resultados dos motores de pesquisa.
Relativamente ao link building, para o Google, os factores mais importantes são:
- o texto-âncora do link,
- o contexto em que esse link aparece dentro do seu conteúdo,
- se o link é dofollow (passa autoridade) ou nofollow (não passa autoridade).
- Sinais sociais: todo o tipo de interação nas redes sociais (partilhas do site para as redes sociais, gostos, comentários).
Para o algoritmo do Google, um conteúdo que é muito partilhado é, em princípio, mais relevante do que outros que não sejam partilhados nas redes sociais.
Quanto maior for a interação, maior é a probabilidade de ficar bem posicionado nos resultados orgânicos de pesquisa.
É importante também ver a concorrência:
- Ver que links os concorrentes têm nos seus sites;
- ver que conteúdos partilhados por eles nas redes sociais recebem mais interações.
Sem comentários:
Enviar um comentário