Publiquei no meu perfil na Academia.edu o trabalho para a disciplina de Teorias dos Media e Comunicação.
Nesse trabalho, analisei a mensagem que os clientes do Continente receberam por engano com o título “Teste Mariana” e o texto “Recebeste?”; e a maneira como foi mediado em publicações nas redes sociais. Este fenómeno aconteceu a 19 de Maio de 2021. O Continente enviou a seguir outra mensagem a pedir desculpa. Posteriormente, fizeram uma publicação no Instagram, recorrendo ao humor, com o seguinte texto na legenda:” Todos receberam a mensagem? A Mariana está preocupada.” E pouco tempo depois, a 24 de maio, o Continente criou num talão de desconto exclusivo na aplicação chamado “#SomosTodosMariana".
Um erro do Continente foi transformado numa piada, que foi mediado por várias redes socias: Instagram, Twitter e Reddit.
Analisei este fenómeno mediado segundo a teoria Crítica da Escola de Frankfurt de Adorno, e segundo a teoria de Fiske, pertencente à escola dos estudos culturais (Birmingham). Estas teorias têm alguns pontos em comum, e também importantes diferenças.
Veja aqui:
Academia.edu: Theodor_Adorno_e_John_Fiske_Perspectivas_sobre_o_Teste_Mariana_do_Continente
Sem comentários:
Enviar um comentário