07 fevereiro, 2022

Plano editorial e pesquisa de Keywords

Actualmente, as redes sociais são muito importantes para divulgar um negócio e alcançar potenciais clientes. As empresas precisam de saber o que é que as pessoas estarão interessados em ler, e precisam de planear o que é que vão publicar online.

Logo, necessitam de fazer um plano editorial ou um plano de comunicação externo para esse negócio.

Um plano editorial é um planeamento das publicações que se vai fazer nas redes sociais. Num plano editorial, é decidido em quais redes sociais serão feitas publicações, que tipo de conteúdo (texto, imagem, vídeo), com que periodicidade serão as publicações e sobre que assuntos.


Depois de decidirmos sobre que assuntos serão as publicações, é preciso fazer alguma pesquisa, com o objectivo de saber que perguntas e que expressões contendo uma certa keyword as pessoas pesquisam mais.  Com esse conhecimento, formula-se perguntas que as pessoas muitas vezes têm em mente quando estão a pesquisar e são criados conteúdos com essas expressões e essa keyword, sobre esses temas. 

Para fazer essa pesquisa, podem ser usadas estas ferramentas:

- Answer the public

- Buzzsumo

- KW Finder
https://mangools.com/kwfinder/?gad=1&gclid=Cj0KCQjw7PCjBhDwARIsANo7CgkKlDEC_PbaL0BMR_iYWoC_z5pPEGzNm_j4KBLR6PAag25A0Vu2Ya0aAvxuEALw_wcB  

Para experimentar usá-las, pesquisei, por exemplo, sobre edição de vídeo.

Pesquisando no Answer the public, cheguei a este resultado:




Tiramos as seguintes conclusões:

Temas que as pessoas pesquisam muito:
 
1- O que é edição de vídeo?
2 - Editores de vídeo online
3 - Editores de vídeo gratuitos
4 - Qual é o melhor editor de vídeo para Youtubers?

Keywords para um artigo sobre temas 2 e 3:
- online 
- gratuitos

Keywords para um artigo sobre tema 4:
- editor de vídeo
- Youtube, Youtubers
- Instagram
- Tik Tok


A short tail Youtube é muito pesquisada, mais do que a long tail "redes sociais".
A short tail Instagram e a short tail Tik Tok também são muito pesquisadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Análises para melhorar tomada de decisões em empresas

É fundamental entender os factores internos e externos que influenciam as estratégias de negócio. Há 2 análises, SWOT e PESTLE, que ajudam o...